Comer peixe previne problemas de visão Estudos Científicos
Artigo publicado na revista científica Archives of Ophtalmology revela a relação entre gordura poli-insaturada e a saúde ocular.
O artigo basea-se nos dados de dois estudos científicos, um realizado nos Estados Unidos e outro que teve como amostra homens e mulheres australianas com mais de 49 anos. Em ambos se demonstra que uma dieta rica em peixe está relacionada com um risco reduzido de sofrer de degeneração macular: 36% no estudo norte-americano (consumo de peixe pelo menos 2 vezes por semana) e 40% (consumo de peixe pelo menos 1 vez por semana) no levado a cabo na Austrália.
O artigo sugere que este factor de protecção pode ter a ver com a gordura poli-insaturada presente em peixes como a sardinha, o salmão e o atum. As conclusões podem vir a ser confirmadas ou desmentidas já daqui a cinco anos, altura em que se conhecerão os resultados de um estudo sobre os efeitos da ingestão de óleos de peixe e de luteína sobre a macula lútea, a zona amarela com 1,5 milímetros situada no centro da retina.
