O consumo de fruta numa dieta hipocalórica diminui a ingestão calórica
Saúde e Nutrição

Um estudo realizado numa unidade de cuidados primários no Rio de Janeiro procurou estudar as diferenças entre adicionar fruta ou aveia, como fontes de fibra, na ingestão calórica total.



Participaram no estudo 49 mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos e Índices de Massa Corporal superiores a 25Kg/m2. Foram aleatoriamente distribuídas em 3 grupos sendo que em cada um foi distribuída uma quantidade de alimento com um teor de fibra semelhante (6g) assim como com igual densidade energética (200Cal). Os alimentos escolhidos foram 3 maçãs (0,63Cal/g), 3 pêras (0,64Cal/g) ou 3 biscoitos de aveia (3,7Cal/g). O estudo teve a duração de 10 semanas e foi analisada a densidade energética no início e no fim, assim como o peso corporal dos três grupos de mulheres.




No fim das 10 semanas verificou-se uma diferença significativa na energia consumida pelas mulheres do grupo da fruta em relação ao dos biscoitos tendo este grupo aumentado ligeiramente a ingestão calórica. Os dois grupos do consumo de fruta tiveram também uma perda de peso o que não acontecem no grupo dos biscoitos.



Os resultados levaram os investigadores a concluir que a adição de fruta à dieta ajuda a diminuir a ingestão calórica e o peso corporal, independentemente do seu teor de fibra.



Referência:
Oliveira M et al. (2008) Appetite 51(2): 291-295.